terça-feira, 6 de setembro de 2011

Anos 70!


Anos 70! minha época favorita, as vezes penso que nasci no ano e local errados. Foi a última década do período classic rock.  É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk. Outro fato mais que marcante? Em 1973, o concerto de Elvis Presley, "Aloha from Hawaii" tem uma audiência estimada em mais de um bilhão de espectadores. No dia 16 de Agosto de 1977 morre Elvis Presley (se é que ele realmente morreu).
Pink Floyd
O Rock incorpora elementos da musica erudita, o que já havia se iniciado dos anos 60, mas só ganhou ares de movimento (também derivado da psicodelia sessentista) no início dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo. Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo o de grande destaque Pink Floyd. O grupo britânico famoso pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido quase 200 milhões de cópias de seus álbuns. Creio que seja minha banda favorita. Além dos britânicos Floyd e John Lennon, algumas bandas germânicas como Can, Tangerine Dream e Amon Duul, italianas (Le Orme, Formula Tre), canadenses como Rush e muitas outras, caem no gosto e também dão sua contribuição.
Em questão de Brasil, o destaque eram bandas como Rita Lee & Tutti Frutti, Casa das Maquinas, e a banda baiana Doces Bárbaros, idealizada por Maria Bethania, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso (cantores que até hoje são muito lembrados e amados, inclusive por mim).
Surge o glam rock, onde o chique e o glamour faziam parte do visual. David Bowie, foi um bom exemplo desse novo estilo. Outros ícones do estilo são Marc Bolan e seu grupo T.Rex, mas principalmente Elton John e seu álbum Goodbye Yellow Brick Road. Ele tinha como marca registrada os grandes óculos, roupas rigidamente enfeitadas e coloridas, além das botas de plataforma e das calças boca-de-sino.
Aerosmith and Kiss
Outro estilo que também havia se iniciado na década de 60 foi o Hard Rock, que teve sua origem da distorção e aceleração do blues (ah! o bom e velho blues...) mas foi nos anos 70 que surgiu com força total. Os grupos britânicos Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple eram as bandas que lideravam o estilo (é, provavelmente você ja notou que citei muitos britânicos. Eles realmente se destacaram nessa época, e na minha opinião eles dominam o campo musical). Outros destaques são Kiss e  a banda americana de rock que mais vendeu discos na história Aerosmith (outra de minhas bandas favoritas, e quem nunca cantou -I go crazy, crazy, baby, I go crazy ♫ ). No sul dos EUA, o hard rock ganha uma sonoridade característica, conhecida como southern rock, onde os grupos Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd  são os mais bem lembrados. Na relação rock e blues, os Rolling Stones (I can't get no, oh, no, no, no - Hey, hey, hey, that's what I say... ♫) têm a sua fase mais criativa no início da década.
A popularidade da musica crescia e tudo acabava mesmo era em uma pista de dança. A disco music ressuscitou o desejo de dançar. O estilo estava vivendo um período de decadência mas bastou John Travolta erguer suas mãos para o alto e soltar a franga no filme Os Embalos de Sábado à Noite, para que a discothéque voltasse a ser moda. 
Mais engajado que a disco music, o punk rock derivado da cena de Nova York blank generation  investia contra o sistema. A Inglaterra enfrentava uma de suas maiores crises. A recessão corria solta e o punk pregava a anarquia através dos grupos Sex Pistols The Clash, que dividiam o trono do movimento com os nova-iorquinos dos The Ramones. O rock voltava à sua forma primitiva, emergente das garagens e dos porões dos submundos inglês e americano.
new wave surgiu para celebrar o brilho da nova década, uma onda contraria ao punk rock. Mas foi se perdendo rapidamente. O punk por sua vez, mesmo com grupo como Sex Pistols entre outros se dissolvendo, sobreviveu até o final da década (e sobrevive ainda hoje)
Na musica pop, o efêmero e o descartável  foram campeões em todas as paradas de sucesso.
Ainda nos anos 70 Michael Jackson lança seus primeiros quatro álbuns em carreira solo: Got To Be There e Ben em 1972 e Music and Me em 1975, mas o sucesso vem mesmo com seu primeiro álbum em fase adulta: Off The Wall, em 1979 que já vendeu mais de 20 milhões de cópias.
Encerrando, para a tristeza de todos nós fãs incondicionais, os The Beatles se desfazem e cada membro segue em carreiras solos (muito bem sucedidas por sinal).

a vocês, eternidade. -The Beatles


FONTE: http://obichodafruta.blogspot.com por: Nathana Pacheco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário